O que a Google faria? - Jeff Jarvis

Título: O que a Google faria?
Autor: Jeff Jarvis
Tradução de: What would Google do?
Editora: Manole
Ano: 2009
Páginas: 257
ISBN/EAN: 9-788520-429426


"Dê controle às pessoas e elas o usarão. Não dê e você as perderá."



Não. Não se trata de mais um livro falando do sucesso do Google. De como os fundadores Page & Grin chegaram lá, blá, blá, blá...



Também não é um livro técnico que ensina a melhorar seu PageRank (posição nas listas de busca do Google), usar novas ferramentas e maravilhas do Google. Não.



Ok. Ele fala do Google como empresa. Cita como ela tem um negócio que oferece serviços gratuitos por um lado, mas faz dinheiro por outro.



Trata-se de um livro acima de tudo visionário. De como a essência nos novos negócios estão mudando.

O autor - Jeff Jarvis - explica nas páginas desse revolucionário livro, quais os novos paradigmas no relacionamento com os clientes e a sociedade e a geração de valor.


Acabei lendo esse livro por indicação do amigo Fabrício Habib, a quem sou muito grato pela dica. [ -Yalah, Habib! ] :)



O livro divide-se em duas partes.



Na primeira, o autor postula algumas premissas que, segundo ele, nortearão os novos conceitos de negócios:



."Dê controle às pessoas e elas o usarão. Não dê e você as perderá." (jocosamente auto-intitulada a "1a. Lei de Jarvis")

. Seu pior cliente é o seu melhor amigo.
. Seu melhor cliente é seu parceiro.
. O link muda tudo.
. Faça o que você faz melhor e coloque links para o restante (ou seja, concentre-se no seu core business e terceirize o resto).
. Faça parte de uma rede.
. Pense de modo distribuído.
. Se você não for buscável, não será encontrado (algo como "tenho PageRank, logo existo").
. Todo mundo precisa de Googlejuice.
. A vida é pública, e os negócios também (transparência traz "humanidade" e portanto credibilidade).
. Seus clientes são sua agência de propaganda.
. O pequeno é o novo grande.*
. Junte-se à economia do código aberto e da gratuidade.*
. O mercado de massa está morto - vida longa à massa de nichos.*
. A Google transforma tudo em commodity.*
. Átomos são um atraso.*
. Os intermediários estão condenados.*
. A gratuidade é um modelo de negócios.*
. Decida em que negócio você está.
. Existe uma relação inversa entre controle e confiança.
. Confie nas pessoas.
. Ouça.
. Erre da maneira certa.
. A vida está na versão beta.
. Seja honesto.
. Seja transparente.
. Colabore.
. Não seja mau.
. As respostas são instantâneas.
. A vida é ao vivo.
. Cuidado com a vaca leiteira (o sucesso pode cegar).
. Estimule, possibilite e proteja a inovação.
. Simplifique, simplifique.
. Saia do caminho.


* nesses conceitos/capítulos, é nítida a ligação com "A Cauda Longa" e "Free" de Chris Anderson.



Na segunda, Jarvis simula como seriam empresas e instituições nos mais diversos ramos, se elas agissem como o Google. Ou, o que a Google faria... se fosse uma corretora de imóveis, se fosse um jornal, se fosse uma fábrica de carros, um banco, uma universidade, um País! Ele transcende os conceitos que nortearam os negócios do Google para outros ramos de atividade, econômica ou não.



Um livro sem sombra de dúvida sensacional.



Juntamente com "Marketing 3.0" de Philip Kotler e "A Cauda Longa" de Chris Anderson, "O que a Google faria?" de Jeff Jarvis forma, em minha opinião, a tríade de livros que mais tem a dizer do futuro dos negócios dos próximos anos.



Leitura obrigatória para quem quer entender para onde vão não somente os negócios da era pós-digital, mas a sociedade do futuro.

Este livro está entre meus Recomendados sobre Empreendedorismo. Confira a lista aqui.

Mais informações no blog do Autor: http://www.buzzmachine.com/

(em inglês)
< / >.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)