A Ilusão de Ícaro - Seth Godin

   
Título: A Ilusão de Ícaro
Tradução de: The Icarus Deception
Autor: Seth Godin
Editora: Elsevier-Campus
Ano: 2012
Páginas: 227
ISBN/EAN: 9-788535-272451


"Quão alto você vai voar?" desafia o subtítulo da versão original em inglês. 

Você não é a sua carreira. 
Sua capacidade de seguir instruções não é o segredo do sucesso.

Segundo o professor e profícuo escritor de Marketing Seth Godin, para ter sucesso hoje em dia é necessário a pessoa ser Artista. Artistas não tem medo de se sobressair, contrariar, assumir riscos, rejeitar a conformidade. Pelo contrário, Arte é acima de tudo uma questão de Atitude: mensurar novas oportunidades, caminhos antes não trilhados, navegar sem mapa, conectar pessoas novas e ideias novas.


Zona de Conforto vs Zona de Segurança


Na Economia Industrial, Artistas não eram tão necessários, onde a conformidade e padrão eram a meta máxima. No entanto na Economia da Conexão, padrão e conformidade são o que menos interessam. Na nova economia a Zona de Conforto e a Zona de Segurança não coincidem, na Industrial sim. Estar dentro do padrão deixava as pessoas na Zona de Conforto e portanto Segurança. Na Economia da Conexão o padrão e conformidade continuam deixando as pessoas na Zona de Conforto, mas não mais na de Segurança. Sensível diferença. Poucas pessoas já se deram conta que a Segurança da nova economia está justamente fora da Zona de Conforto. Em uma sociedade e economia em constante mudança, é mais seguro estar em movimento, mesmo que com o risco do erro, que estar parado.



Massa vs Nicho

O Mercado de Massa sempre foi a meta da economia industrial pois lá estava a zona de conforto e segurança. Manufatura e Marketing eficientes garantiam a permanência no mercado de massa e portanto nas zonas de Conforto e Segurança. A Internet mudou o conceito de Mercado de Massa como Zona de Segurança. A Massa continua a Zona de Conforto, mas perdeu a Segurança. A Internet levou o mercado para as extremidades: extremidades geográficas e extremidades de segmentos. O lucro move-se da massa para os nichos, do normal para o estranho. E para entender e atender os nichos e estranhos, é necessária muita Arte e habilidades típicas dos Artistas.




6 Aspectos da Economia da Conexão

O sucesso na nova Economia da Conexão está em 6 aspectos: Confiança, Permissão, Notoriedade, Liderança, Historias que se espalham e Humanidade. E esses aspectos não são gerados por estratégias externas que se pode copiar, cursos de MBA, ou memorandos motivacionais. Só se chega a esses conceitos depois de traumas, decisões corajosas e desejo de sobreviver dignamente, muita tentativa e erro. Trata-se de destacar-se, fugir de padrões, inventar, não copiar. Principalmente a Liderança na nova economia muda, do típico modelo Comando-Controle da era Industrial para o modelo mais humano, transparente e vulnerável, disposto a conduzir o time sob risco a novos lugares não explorados. Hoje, os Consumidores têm amplas opções para qualquer produto ou serviço. Para atrair a atenção e confiança deles, são necessárias notoriedade, histórias críveis e humanas capazes de se alastrarem. E isso tudo é como fazer Arte. É tipicamente atividade de Artistas.



Segundo Seth Godin existe um mal-entendido sobre a lenda de Ícaro. O outro lado da história. Apesar de não ter respeitado os limites de não aproximar-se demais do sol (que o levaria ao fracasso, já que as asas de cera derreteram), existe o lado muito positivo na lenda de Ícaro, pois ele aprendeu a não voar baixo. Dédalo (pai de Ícaro e construtor de suas asas) o orientou a não voar perto da água pois também danificaria as asas. Mas isso quase ninguém conta, pois mais vale a lenda da conformidade com as regras que da ousadia. Mas Ícaro testou os limites, ousou sair da conformidade, da Zona de Conforto, por isso voou. Só teve insucesso pois ousou de mais, extrapolou.

Na parte final, Seth Godin apresenta uma breve história de 14 pessoas (comuns) que ousaram voar mais alto, fizeram arte nas suas profissões e conquistaram sucesso.

Também no final, o livro apresenta um resumo de outro livro de Seth Godin, o ilustrado V de Vulnerável, um abecedário do artista, com um verbete para cada letra. Interessante.

Não à toa, A Ilusão de Ícaro de Seth Godin foi escolhido o Melhor Livro de Inovação e Criatividade de  2012 pelo 800-CEO-read

Vale a leitura!

Mais informações no blog do autor.

:)
< / >.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)